Loading

Abertas inscrições gratuitas para o maior evento de Ciência e Tecnologia do Ceará

Fale com o PMP: redacao@portaldomovimentopopular.com.br

Foto divulgação

De 26 a 29 de outubro, Fortaleza será palco do maior evento de Ciência e Tecnologia do Ceará. A “Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios”contará com uma vasta programação nas áreas de robótica, games, empreendedorismo, educação, tecnologia da informação e inclusão digital, dentre outros temas.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da feira. O evento inédito de popularização da Ciência terá cerca de 100 expositores, e a expectativa é receber 10 mil visitantes nos quatro dias.

Com entrada e programação totalmente gratuitas, acontecerá no Centro de Eventos do Ceará reunindo academia, empresas, governo e comunidade para mostrar o conhecimento produzido no Estado, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de C&T. As atividades ocorrerão das 10h às 21h.

Campeonatos de robótica, games e Hackathon

Divididos em “arenas”, os ambientes da feira abrigarão uma programação bastante atrativa para o público. Na “Arena de Games”, os campeonatos de robótica e de games, além de um Hackathon (maratona de programação) são algumas atrações que levarão, por meio de uma disputa saudável, o conhecimento em tecnologia para crianças e jovens. Eles poderão participar de treinamento de drones e visitar um Museu do Videogame instalado no local.

Haverá ainda espaço para jogos analógicos, oficinas sobre robótica e scratch (nova linguagem de programação para criação de jogos e animações) e diversas palestras, como “Os impactos dos robôs nas nossas vidas”, “Desenvolvimento de Jogos de Tabuleiro” e “Como fazer o meu jogo bombar?”.

Inteligência artificial, mercado e inovação nos negócios

Na “Arena de Negócios” estarão reunidos profissionais e interessados nas últimas novidades sobre inovação e tecnologia no mercado de trabalho. As palestras “Inteligência Artificial e Internet das Coisas – Quem irá nos salvar?”, “Cidades inteligentes”, “Ciência de dados e inteligência artificial: um caminho sem volta para empresas” e “Seja um profissional de TI à prova de crise” mostrarão as tendências e a utilização da tecnologia para melhoria do desempenho pessoal, das instituições e das cidades.

Empreendedorismo e startups

Dentro da feira será realizado o “Startup Weekend”, evento de imersão em que empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. Serão 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso.

Haverá também uma nova edição do “Bootcamp Corredores Digitais”, que vai incentivar a geração de negócios inovadores, c suporte técnico e capacitação para viabilizar a sustentabilidade nos negócios desenvolvidos pelas incubadoras de TIC. O programa Corredores Digitais já criou 34 novos produtos/serviços e é mais uma ação da Secitece para o fortalecimento da área de empreendedorismo digital no Ceará.

“A matemática está em tudo”

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 tem como tema este ano “A Matemática está em tudo”. O assunto irá permear toda a programação da feira e uma exposição montada no foyer do Centro de Eventos irá contar a história da Matemática. Palestras vão reforçar a abrangência dessa ciência, como “A Exatidão da Matemática e sua aplicação à música”.

ventor Cearense

Dentro da feira estarão reunidos trabalhos desenvolvidos por inventores com formação acadêmica ou não e que se destacaram e contribuíram para melhorar a realidade socioeconômica do povo cearense. A atividade vai incentivar a inventividade de povo cearense.

Serviço:
Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios
De 26 a 29 de outubro de 2017
Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Oeste
(Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz | Fortaleza/CE)
Entrada franca
Inscrições: www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento

Fonte: Tribuna do Ceará / Redação PMP 

Categorias: CT&I

Palavras-chave: , ,