Loading

Com cortes na ciência, professor aponta êxodo de cientistas brasileiros

Fale com o PMP: redacao@portaldomovimentopopular.com.br

Foto divulgação

O pesquisador e físico brasileiro Rogério Cezar Cerqueira Leite, colunista da Folha, afirma que o retrocesso promovido pelo governo Michel Temer na ciência, por meio de cortes seletivos, tem como principal resultado a fuga de jovens pesquisadores e a perda de conhecimento.

“O que esperar quando o governo federal reduz o orçamento de ciência e tecnologia a um terço de seu valor anterior? E os congressistas ainda mordiscam o pouco que restou para emendas que beneficiam seus redutos eleitorais. E é bom lembrar que nenhum outro ministério, além do da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, teve corte de verba semelhante”, destaca.

“Este governo está demolindo o entusiasmo do jovem pesquisador brasileiro. E, com isso, comprometendo o futuro do país, pois não percebe que, sem pesquisas, não há progresso científico e tecnológico. E sem este não há inovação e competitividade, seja na indústria, seja em serviços, seja na agricultura. Não percebem os dirigentes do país que estão aniquilando a juventude criadora do Brasil ao sufocar a atividade científica no Brasil”, afirma.

 

 

Brasil 247 / Redação PMP 

Categorias: CT&I

Palavras-chave: , ,