Loading

Professor da UFAM busca financiamento para pesquisa sobre energia solar no Amazonas

Fale com PMP : redacao@portaldomovimentopopular.com.br

Foto divulgação

Manaus / AM- O professor Eron Bezerra, diretor do Centro de Ciências do Ambiente da UFAM, participa, na próxima terça-feira, dia 01, de uma reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em João Pessoa, que vai tratar sobre os novos rumos que a agência pretende dar ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), especificamente sobre a obrigação legal da aplicação de recursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Eron vai aproveitar para pedir financiamento para o projeto de pesquisa desenvolvido pela UFAM de instalar estações de medição solarimétrica no Amazonas. O objetivo do projeto é garantir a precisão na medição da radiação solar para incentivar a comercialização de energia solar no estado.

Para comercializar esse tipo de energia, a ANEEL exige que haja um mapa solarimétrico na região aonde as empresas serão instaladas. “Estamos na linha do Equador, onde a incidência de energia solar acontece o ano inteiro e não temos empresas que vendam o produto. Vamos fazer a pesquisa e dar esse suporte, pois, atualmente você até pode produzir energia solar, com as placas solares, mas não pode vender”, explicou.

Mais informações: Eron Bezerra – coordenador do projeto de pesquisa sobre energia solar – 99984-6381

Redação PMP 

Categorias: CT&I, Destaque

Palavras-chave: , , ,