Loading

Escola de Samba Aparecida homenageia Maués

Fale com o PMP: redacao@portaldomovimentopopular.com.br

Foto divulgação

Manaus/AM- Em noite de gala, a maior vencedora dos carnavais de Manaus, fez ontem, uma bela homenagem à terra do guaraná, com o lançamento dos modelos de fantasias, todos tendo como tema, a riqueza de sua histórias e lendas e as incontáveis beleza de seus recursos naturais .

O roteiro é uma revisita a 30 anos atrás, 1988 , quando a Aparecida , fez um desfile antológico e arrebatou o título , com o samba enredo -OS Maués- origem divina , destino humano – considerado uma obra prima pelos dirigentes e reconhecido pela crítica e a população.

Os lendários saterê Mawe , seu famoso porantim, peça sagrada , em formato de remo , esculpido em madeira , seus mistérios, costumes , tradições e mitos , assim como , as suas guerras travadas contra os ferozes mundurucus , mais tarde , contra os brancos invasores , na histórica “guerra da cabanagem” , serão destaques em suas fantasias.

Mas a historia dos carnavais recente e as cores das quatro escolas de samba de Maués, ganham destaque na ala de escolinha de mestre sala ,hj uma grande atração e na porta bandeira , com o tema , Carnaval multicor. Retratando o símbolo maior do município e sua maior fonte econômica, o guaraná, ganha espaço na ala , longevidade do povo de Maués .

Como não poderia deixar de ser , uma ala especial , faz homenagem ao seu famoso Festival de Verão, evento criado , 1993 , que festeja as belezas e recursos naturais da terra , as praias e o sol , hoje, maior evento no gênero no Amazonas.

Já a bateria nota dez da Aparecida -Universidade do samba- como é conhecida, talvez , maior destaque da famosa escola , como forma de relembrar o ” antológico” desfile de 1988 , vão repetir as fantasias de tuchauas , figura emblemática e mais forte , entre os saterê Mawe, o líder da tribo.

A empolgação do público presente e a emoção dos figurantes , passistas , rainha e rei momo , cantando a alegria dos carnavais e enaltecendo as belezas da cidade de Maués- terra abençoada pelos deuses da natureza e esculpida por mais divinas – , é o prenúncio que o Carnaval de 2018 , apesar de toda a crise , vai fazer história.

 

 

Jornalista Miguel Pacheco

Categorias: Cultura, Destaque

Palavras-chave: , ,