Loading

Dia Mundial do Meio Ambiente Igarapé Água Branca

Fale com o PMP: redacao@portaldomovimentopopular.com.br

Foto divulgação

Manaus/AM- Aqui no igarapé da Água Branca todo dia é Dia de Meio Ambiente, porque monitoramos, zelamos e protegemos o último igarapé urbano ainda vivo em nossa cidade. Poderíamos ser uma Veneza diferente.

Naquela cidade rios limpos cortam a zona urbana e atraem turistas que navegam entre praças, ruas e prédios. Aqui poderíamos ter um cenário fantástico com nossos pequenos rios (igarapés) cortando a cidade inteira protegidos por florestas e balneários maravilhosos.

Porque não temos? Pior: Porque os poucos igarapés urbanos que ainda restam estão condenados à morte? É culpa dos governos em todas as suas esferas? É culpa da Lei vaga e frágil que delibera sobre crimes ambientais? Ou seria culpa do povo que não sabe cobrar ação que proteja nossas águas? É tudo isso junto.

E não adianta ficar denunciando, berrando e se expondo contra os malfeitores ambientais. Eles são poderosos e protegidos pelo sistema que viabiliza e prioriza a expansão urbana acima de tudo. Manaus não cresceu! Manaus “tufou” mofada pela imundície do lixo urbano e secou torrada pelo sol que arde sem árvores protegendo leitos de rios e igarapés.

ONG MATA VIVA

Nós da ONG MATA VIVA, há 20 anos estamos trabalhando para reverter este quadro. Todos os igarapés mortos na cidade foram assassinados por criminosos impunes e não revelados. Na Apa-Tarumã, que abriga o igarapé da Água Branca perdemos também duas cachoeiras maravilhosas. Quem matou foi a cidade e seus moradores.

O igarapé da Água Branca também está na lista de destruição, mas dessa vez vai ser diferente: Quem matar ou ameaçar destruir, será identificado e denunciado para o mundo inteiro aqui no Face Book e em todas as mídias que atuamos.

Este é o único recurso que nos resta. Enquanto isso, tratamos de trazer ciência e pesquisa para seu leito na tentativa de fazer valer sua perenidade. Oxalá chegue ajuda rápida, porque senão contaremos uma estória triste demais.

Redação PMP  

Categorias: Meio Ambiente

Palavras-chave: , ,